Você com certeza sabe pelo menos o nome de um conto de fada, certo? Mas será que pode descrever o que é um conto de fada? Difícil, não?
Pra começar, os contos não tem necessariamente uma fada. Os personagens podem ser os mais diversos; de animais falantes, passando por cidadãos pobres, até as próprias fadas. A palavra que deu origem a nossa “fada” vem do latim “fatum” significa “encantar” segundo Thomas Keightley no seu livro Fairy Mythology.
Os contos de fada se diferem dos contos folclóricos por serem mais densos e terem um enredo mais profundo, alem de personagens mais bem descritos e complexos.
Os autores C.S. Lewis e J.R.R. Tolkien concordam com o fato de que os contos de fada são considerados infantis somente neste momento da historia. Para eles os antigos contos eram criados para, como nos indica a palavra de origem, encantar os ouvintes ou leitores; sejam eles adultos ou crianças. Ainda de acordo com Lewis, os contos de fadas não são feitos para enganar as pessoas (como nos sugere a palavra “conto”, mas para dar ao leitor a possibilidade de se focar em algo diferente, e se alegra, com alguém que não ele mesmo.
Como você descreveria os Contos de Fadas?
Referencias:
C.S. Lewis, On Stories
J.R.R. Tolkien, On Fairy-Stories
“The History of Fairy Tales” http://www.sacred-texts.com/etc/sft/sft07.htm
“The History of Fairy Tales” http://childrens-books.lovetoknow.com/History_of_Fairy_Tales
Nenhum comentário:
Postar um comentário