Dez dias de bons ingredientes para engrossar o caldo neste caldeirão cultural.
Bom apetite!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Autores 2

Agora vamos falar dos tão famosos Irmãos Grimm.

Jacob (4 de Janeiro de 1785 - 20 de Setembro de 1863) e Wilhelm (24 de Fevereiro de 1786 - 16 de Dezembro de 1859) tiveram uma adolescência difícil depois da morte de seu pai. Os dois irmãos, assim como o pai, se formaram em Direito, mas se dedicaram mais tarde aos estudos da lingüística e filosofia; o que os levou ao desenvolvimento de um estudo sobre a mudança dos sons na língua através do tempo, a escrita de um dicionário e também seu encontro com os Contos de Fadas.

Ao contrario de nosso primeiro autor, os Irmãos Grimm não eram criadores, mas coletores de estórias. Eles começaram sua coleta em 1807. Apesar de o objetivo ser resgatar o folclore alemão, que estava em voga na ocasião, alguns dos seus entrevistados tinham origens em outros países, como Franca, o que influenciou no resultado final. Outra influência foi o fato dos irmãos serem cristãos devotos. Alguns teóricos cogitam ser esta a razão das obras ter ganhado uma versão mais soft na mão dos irmãos Grimm.

A primeira edição de contos foi lançada em 1812, com 86 contos, e um segundo volume em 1814, com mais 70 contos. Em 1818, os Irmãos Grimm lançaram um trabalho em dois volumes contendo 585 lendas alemãs. A segunda edição de contos continha 170 contos e a última, a sétima a ser lançada enquanto os irmãos ainda eram vivos, continha 211.

Os contos foram amplamente criticados, principalmente por suas adaptações que e pelas influências não-exclusivamente alemãs. A verdade é que os contos são ainda hoje não só uma grande fonte de entretenimento e inspiração, como também fonte de pesquisa já que a técnica empregada pelos irmãos Grimm foi inspirada em outros coletores de estórias e ampliada com maestria.

Meu conto favorito: “Branca de Neve”

Referências:
Grimm Fairy Tales. http://worldoftales.com/fairy_tales/Grimm_fairy_tales.html
Brothers Grimm: Fairy Tales, History, Facts and More. http://www.nationalgeographic.com/grimm/
Wikepedia. http://en.wikipedia.org/wiki/Brothers_Grimm

Nenhum comentário:

Postar um comentário