Dez dias de bons ingredientes para engrossar o caldo neste caldeirão cultural.
Bom apetite!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Audiovisual 1 - Fotografia

Como todas as outras artes incluídas no audiovisual derivam de alguma forma da fotografia, vamos começar por ela...

Na época de Aristóteles já se conhecia o principio da técnica que se assemelha hoje a pinhole. Desde seu surgimento muita coisa já aconteceu, veio à câmera escura, os daguerreótipos, e por ai vai. Ela começou a circular nas mãos das pessoas por volta de 1890, com as câmeras portáteis da Kodak. Fotos de paisagens, momentos históricos, fotos de família, movimentos, artísticos registros, registros, registros!!!

Veja as primeiras fotografias da historia: http://fotos.portalcab.com/tematicas/fotos_pioneiras/


Hoje se pode fotografar o que quiser, principalmente com as maquinas embutidas nos celulares de todos, e esta liberdade exerce um poder imenso sobre as pessoas. A imagem perfeita disponível ao alcance dos olhos, faz com que o homem também busque esta perfeição em si, só que estas imagens podem enganar, com truques de photoshop e outros programas similares.

Há quem viaja e volta com uma infinidade de fotos, que mal consegue aproveitá-las na volta. Ganha se o registro e perde o momento, os segundos que se transformam em minutos, e se for contar durante uma viagem, é possível até que seja horas posadas para fotos. Expõe momentos íntimos e pessoais pela internet ou em outros meios com ou sem autorização. A fotografia é um dispositivo maravilhoso, mas que tem os seus defeitos.

A interconectividade entre os dispositivos, neste caso a fotografia com as outras artes incluídas no audiovisual, trás benefícios constantes para arte, educação e até para saúde. Mas exagera em sua excessiva exploração das imagens.

Guardar os grandes momentos é importante para memória da humanidade, mas perder o instante é irrecuperável. Nós temos o nosso “cartão de memória” interno, por que não usá-lo, só para variar!

Um comentário:

  1. Day, me explica só uma coisa:
    Porque a fotografia é considerada um tipo de audiovisual? Se ela só tem o visual?
    Onde fica o áudio nessa história?

    ResponderExcluir